Renato Gaúcho não ficou desempregado nem cinco dias. Depois de deixar o Grêmio, na madrugada da quinta-feira, ele foi confirmado, nesta segunda-feira, como o novo técnico do Atlético-PR. O treinador substitui Adilson Batista, que pediu demissão no sábado passado, e assume a equipe em crise. Após sete rodadas, o Furacão marcou apenas dois gols e conquistou um ponto no Campeonato Brasileiro. Com isso, é o lanterna, seis pontos atrás do Atlético-GO, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
- Sei que a situação do clube não é fácil, mas gosto de desafios e vou me esforçar para ajudar o Atlético na recuperação no Brasileiro. A torcida pode ficar tranquila que vou procurar ao máximo tirar o Atlético desta situação - disse ao site oficial do Atlético-PR.
Segundo o clube, Renato chega a Curitiba na quinta-feira. Pela manhã, ele será apresentado oficialmente à imprensa. De tarde, comanda os primeiros treinamentos do time rubro-negro. A estreia do treinador será na partida do próximo sábado, contra o Avaí, na Arena da Baixada. Antes, na quarta-feira, o Furacão visita o Internacional, sob o comando do interino Leandro Niehues.
No Tricolor gaúcho, Renato comandou a equipe em 66 partidas, com 59,6% de aproveitamento: 34 vitórias, 16 empates e 16 derrotas. No ano passado, ele levou o Grêmio da lanterna à quarta posição do Campeonato Brasileiro e, com isso, à vaga na pré-Libertadores de 2011. Na atual temporada, o time foi eliminado pelo Universidad Católica nas oitavas de final da competição continental e perdeu para o Internacional na decisão do estadual. No Brasileirão, o clube gaúcho ocupa a 12ª posição, com oito pontos em sete rodadas.
Trabalhos no Rio e na Bahia
Antes de assumir o Grêmio, Renato Gaúcho trabalhou no Bahia, onde chegou a liderar a Série B de 2010, mas caiu de produção. O técnico deixou o time de Salvador na sétima posição, a três pontos do G-4. No fim do ano, o Bahia conseguiu o acesso à primeira divisão.
Além de Grêmio e Bahia, Renato Gaúcho também passou pelo futebol carioca. No Rio, ele comandou três clubes: Fluminense, Vasco e Madureira. Pelo Tricolor, conquistou a Copa do Brasil de 2007, mas quase foi rebaixado dois anos mais tarde - foi substituído por Cuca durante o Brasileirão. Pelo Gigante da Colina, caiu para a Série B em 2008.
Antes, Renato era o 'Homem Gol'
Antes de se tornar treinador, Renato foi atacante. Revelado pelo Esportivo-RS, ele se destacou no próprio Grêmio, onde conquistou a Taça Libertadores da América e o Mundial Interclubes em 1983. Nas duas competições, ele foi o artilheiro. Renato - apelidado de o "Homem Gol" - também foi campeão estadual em 1985 e 1986 pelo Tricolor. O atacante ainda passou por Flamengo, Roma-ITA, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Fluminense e Bangu, além de ter disputado a Copa de 90 pela Seleção Brasileira.
Créditos:Junior
Globoesporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário