A derrota para o Bahia não passou de um acidente de percurso. Com Fred em noite inspirada e Deco retornando ao time de forma decisiva, o Fluminense fez 3 a 1 sobre o Avaí, nesta quarta-feira, no Engenhão, pela 25ª rodada do Brasileirão, e conquistou a quinta vitória nos últimos seis compromissos. O camisa 9, com dois gols no primeiro tempo, um deles irregular, foi o nome da partida, enquanto Martinuccio definiu a vitória na segunda etapa. William descontou.
Oscilando muito durante a partida, o Fluminense fez 2 a 1 na primeira etapa, mas colocou o triunfo em risco no segundo tempo. Aos 28 minutos, porém, Deco retornou após passar 13 rodadas no departamento médico e foi importante com um lindo passe que iniciou a jogada do gol do desafogo no Engenhão. A vitória mantém o Tricolor no grupo dos classificados para a Libertadores, com 40 pontos, na quinta posição. Sábado, às 18h (de Brasília), o rival será o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Já o Avaí vive situação muito delicada. Com 22 pontos em 25 jogos, os catarinenses estão na vice-lanterna, com cinco pontos a menos que o Ceará, primeiro time fora do Z-4. O próximo compromisso está marcado para domingo, às 16h, na Ressacada, diante do Grêmio.
Fred e gol irregular garantem vantagem do Flu
A volta de Deco ao time titular após 13 rodadas de ausência ficou apenas na ameaça, e Abel Braga manteve Lanzini na equipe do Fluminense. E não demorou muito para o argentino mostrar que o treinador estava certo. A mil por hora, o Tricolor partiu com tudo para cima do Avaí desde o minuto inicial e, apostando em jogadas pela esquerda, abriu o placar logo aos cinco minutos.
Na primeira jogada pelo setor, Carlinhos foi derrubado e causou falta perigosa não aproveitada pelos atacantes. No lance seguinte, porém, jogada mortal do quarteto ofensivo. Rafael Sobis, que ganhou a posição de Ciro, descolou lindo passe para Lanzini na linha de fundo. O camisa 11 rolou com açúcar para Marquinho emendar de primeira. Felipe até fez a defesa parcial, mas não evitou o gol de Fred com um simples toque no rebote.
O amplo domínio dava a impressão de que o Flu reencontraria a vitória, após ser goleado pelo Bahia, sem dificuldade. Entretanto, um apagão defensivo permitiu o empate catarinense, aos oito. Ao tentar evitar saída de bola, Mariano deu passe errado e presenteou Lincoln no meio-campo. O armador avançou, encarou Leandro Euzébio e deixou de calcanhar com extrema categoria para William, dentro da área, dominar e deslocar Cavalieri: 1 a 1.
O empate abalou o Fluminense, que passou a dar muitos espaços defensivos e sofreu com a dupla ofensiva do Avaí. Com o tempo, o Tricolor se acalmou e voltou a dominar a partida. Faltava, porém, conseguir furar o bloqueio defensivo do adversário e as melhores chances surgiram em chutes de longa distância de Sobis e Leandro Euzébio.
Com Carlinhos e Mariano pouco efetivos no ataque, a solução era apostar nas tabelas pelo meio. E foi dessa forma que saiu o segundo gol. Em arrancada, Marquinho tabelou com Sobis e tocou com o biquinho da chuteira para Fred. Em posição irregular e desequilibrado, o artilheiro tricolor chutou com categoria no cantinho de Felipe para marcar seu sétimo gol no Brasileirão.
O gol, mais uma vez, despertou o Avaí e desnorteou o Fluminense, que voltou a deixar a dupla de zaga exposta demais, apesar de ter conseguido segurar o empate na descida para o vestiário. Responsável pela superioridade no placar, Fred reclamou dos altos e baixos da equipe.
- Depois dos gols acabamos bobeando e oferecendo os contra-ataques. Precisamos melhorar.
Deco e Martinuccio tiram o Flu do sufoco
Sem alterações, o Flu voltou melhor para o segundo tempo, mas se mostrou displicente no momento das conclusões. Mesmo presente no campo ofensivo, a equipe pouco assustava Felipe e deu oportunidade de o Avaí renascer em cabeçada de Dirceu no travessão após cobrança de escanteio.
Como foi costume durante o jogo, um rápido momento de pressão catarinense desestabilizou o Flu, que passou a ficar acuado. A falta de qualidade individual e a afobação na busca pelo empate, por sua vez, fizeram com que os avaianos desperdiçassem boas oportunidades.
Para dar nova vida ao Tricolor, Abel Braga trocou Lanzini e Rafael Sobis por Deco e Martinuccio aos 28 miuntos. E a estratégia surtiu efeito. Aos 35, o luso-brasileiro serviu Mariano na direita para o lateral se redimir do erro no gol adversário e servir Martinuccio no segundo pau. O argentino se esticou todo, escorou para marcar seu primeiro gol em gramados brasileiros e decretou a vitória do Fluminense: 3 a 1. Empolgado, Deco ainda teve tempo para dar show e brindou o torcedor com um lindo lençol sobre Batista no meio-campo. A festa estava completa.
Créditos:Junior
Globoesporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário