Postagens Especiais (CLIQUE NO BANNER)

http://essb-nero.blogspot.com.br/p/lista-de-comics.html

Super Mario 64

Super Mario 64 foi um dos primeiros jogos do Nintendo 64 e o carro-chefe do console, impulsionando a venda do videogame. Foi lançado primeiramente no Japão em 23 de Junho de 1996, depois chegou aos Estados Unidos em 29 de Setembro do mesmo ano e à Europa no dia primeiro de Março de 1997. Foi o primeiro jogo desenvolvido em três dimensões da série Mario e, apesar de não ser o primeiro jogo em 3D da história, Super Mario 64 revolucionou o gênero, da mesma forma que Super Mario Bros. ditou a regra para os jogos de plataforma em duas dimensões.
Na mudança dos gráficos em 2D para 3D, Super Mario 64 substituiu os clássicos obstáculos lineares pelos vastos mundos tridimensionais onde o objetivo era coletar alguns itens especiais — neste caso, estrelas — que eram ganhas depois de se explorar a fase ou cumprir tarefas especiais. A grande façanha do novo jogo desenvolvido pelos técnicos da Nintendo foi preservar o aspecto dos antigos jogos do Mario, incluindo muito da jogabilidade anterior juntamente com os excelentes gráficos e vastos mundos a serem explorados. O jogo é aclamado como um marco na história, sendo considerado por muitos jogadores como um dos melhores jogos de todos os tempos.



História

O jogo começa quando a princesa Peach faz um bolo, e resolve convidar Mario para comê-lo. Quando o encanador chega no castelo de Peach descobre que Bowser já chegou lá, e seus monstros roubaram as 120 estrelas mágicas do castelo e as esconderam em quadros. Cabe a Mario recuperar as 120 estrelas e salvar a Princesa.


Jogabilidade

Mario deve coletar as estrelas mágicas que estão espalhadas por todo o castelo da Princesa. São 120 estrelas no total, e apenas 70 são necessárias para chegar ao final do jogo. Porém, terminando o jogo com todas as 120 estrelas, o jogador tem um final surpresa.
Em cada uma das 15 fases do jogo há sete estrelas, que podem ser obtidas: cumprindo algum objetivo da fase, ou coletando as 8 moedas vermelhas da fase ou ainda acumulando 100 pontos em moedas (sendo que: amarela = 1 ponto; vermelha = 2 pontos; azul= 5 pontos). Há também no castelo diversas fases secretas, que somam mais 15 estrelas às 105 das fases normais.
Para ter acesso a uma fase, o jogador deve explorar todos os cantos do castelo, procurando por quadros na parede ou buracos estratégicos, que dão acesso àquelas. Cada uma das fases é um mundo em particular, com seu cenário próprio e vilões/inimigos característicos, além de amigos que ajudarão Mario quando necessário.

Movimentos

Mario pode desenvolver uma variedade imensa de movimentos, tais como: andar, correr, saltar, bater, abaixar, rastejar e nadar. A combinação dos botões faz Mario se movimentar de diversas maneiras.
O salto, principal característica do Mario nos primeiros jogos da série, recebeu uma atenção especial dos programadores. Ele pode executar vários saltos diferentes: Salto comum, Salto duplo, Salto triplo, Salto reverso, Salto mortal, Salto em distância, Ground pound (esmagar o chão) e Wall kick (pular em uma parede e usá-la como impulso para pular novamente, subindo mais alto).
Mario possui seis formas de ataque: Soco, Sequência de socos, Pontapé (no ar), Rasteira, Deslizar e Voadora.
Outra característica do jogo é que Mario tem a habilidade de carregar ou se utilizar de objetos à sua disposição (blocos) para resolver os quebra-cabeças e chegar às estrelas, seja para alcançar plataformas altas ou simplesmente atingir um inimigo.
Há quatro tipos de blocos suspensos no ar, nos quais Mario pode bater com a cabeça (como nos antigos jogos), cada um dando uma habilidade diferente ao Mario. Estas habilidades são temporárias, e disponíveis apenas quando se está usando um dos Caps.
  • O Bloco Amarelo não fornece nenhuma habilidade, mas sim itens valiosos como: moedas, cascos Koopa e, às vezes, até estrelas;
  • O Bloco Vermelho fornece o Wing Cap. Com ele Mario pode voar (planar). Para acioná-lo, basta fazer um salto triplo ou atirar-se de um canhão;
  • O Bloco Verde fornece o Metal Cap. Ele dá um corpo metálico ao Mario, o que faz com que ele fique invencível, destruindo os inimigos nos quais toca, e também o permite caminhar debaixo d'água;
  • O Bloco Azul faz surgir o Vanish Cap. Ele torna Mario transparente e o torna imune a golpes de inimigos e também possa atravessar determinadas grades e paredes.


Super Mario 64 DS


Super Mario 64 DS é um jogo da Nintendo para seu game portátil, o DS. É um remake do jogo Super Mario 64 que revolucionou o seu gênero quando foi lançado para a plataforma Nintendo 64.

Flashback e Surpresa

Logo no início muitas mudanças são perceptíveis. Mario não chega sozinho para comer o bolo no castelo da princesa Peach: ele está acompanhado de Luigi e Wario. E o jogador não começa controlando nenhum deles, mas Yoshi, que está dormindo sobre o castelo. Desta vez, a porta de entrada está trancada, e o jogador precisa encontrar uma chave e neste momento o jogo oferece um breve tutorial da função de mapa que é exibido na tela inferior do DS.
Mas as diferenças vão mais longe. O game ganhou algumas fases pequenas e inéditas, 30 estrelas novas e algumas mudanças em sua estrutura. Cada um dos personagens conta com habilidades diferentes, exigindo o uso dos quatro para conseguir todas as estrelas. Mesmo quem conhecia o original de cabeça vai ter alguns momentos com surpresas.

64 X DS

"Super Mario 64 DS" oferece três opções diferentes de controle, em contraste com o analógico do 64, mas elas compartilham muito em comum. Primeiro, a função de correr foi mapeada para um dos botões, imitando um controle mais tradicional dos jogos 2D de Mario. Usar o direcional para esquerda e direita faz o personagem andar para o lado, mas com uma rotação mais pronunciada. Finalmente, a tela sensível ao toque do aparelho pode ser usada como um direcional analógico virtual, que é melhor aproveitada usando o "thumb wrist" (aquela luvinha de dedo) que acompanha o portátil, ou a caneta acoplada ao game.
A mistura dessas mudanças acaba atrapalhando os jogadores no começo, mas com um pouco de treino acaba recuperando quase toda a jogabilidade do original.
Visualmente, o game traz gráficos melhores em alguns aspectos e piores em outros, os personagens e objetos são mais bem desenhados(mais polígonos), mas em alguns pisos e paredes pode-se notar uns quadriculados na textura(compressão) diferente do Super Mario 64, apesar de ser difícil perceber isso sem uma comparação direta. Ajuda, é claro, o fato da tela do Nintendo DS ser bem menor do que a de uma TV convencional. Apesar de não se equiparar aos visuais dos jogos 3D atuais para consoles, "Mario 64 DS" tem uma estética sólida e funcional. A configuração do castelo está diferente. A parte exterior recebeu mais coisas, e o interior ficou mais bonito, além de algumas criaturas terem sido mudadas.
Outra coisa notada é os coelhos que podem ser encontrados em vários locais do castelo, além do Basement. Existem 8 estrelas em cada mundo 7 padrões, e mais 1, como sempre 100 moedas.

Minigames

Escondidos pelo castelo estão diversos coelhos que guardam chaves para um gaveteiro de minigames. Cada um desses muitos passatempos usa a tela sensível do DS de uma maneira diferente. Além disso, "Super Mario 64 DS" oferece uma modalidade multiplayer para quatro pessoas, colocando jogadores à caça de estrelas. A opção só exige um cartão do game e é vagamente divertida, mas um dos aspectos mais fáceis de ignorar do pacote.
"Super Mario 64 DS" é mais do que um remake, mas provavelmente menos do que os fãs poderiam desejar de um novo jogo do herói bigodudo. Quem nunca jogou o original e não tem medo de aprender esse novo método de controle não deve deixar esse clássico passar em branco. Mas apesar das dificuldades, ele é um dos jogos obrigatórios para quem quer uma introdução e apresentação ao DS.

Nenhum comentário:

Comentários Plugin in Facebook

Pesquisar este blog