Na mudança dos gráficos em 2D para 3D, Super Mario 64 substituiu os clássicos obstáculos lineares pelos vastos mundos tridimensionais onde o objetivo era coletar alguns itens especiais — neste caso, estrelas — que eram ganhas depois de se explorar a fase ou cumprir tarefas especiais. A grande façanha do novo jogo desenvolvido pelos técnicos da Nintendo foi preservar o aspecto dos antigos jogos do Mario, incluindo muito da jogabilidade anterior juntamente com os excelentes gráficos e vastos mundos a serem explorados. O jogo é aclamado como um marco na história, sendo considerado por muitos jogadores como um dos melhores jogos de todos os tempos.
História
O jogo começa quando a princesa Peach faz um bolo, e resolve convidar Mario para comê-lo. Quando o encanador chega no castelo de Peach descobre que Bowser já chegou lá, e seus monstros roubaram as 120 estrelas mágicas do castelo e as esconderam em quadros. Cabe a Mario recuperar as 120 estrelas e salvar a Princesa.
Jogabilidade
Mario deve coletar as estrelas mágicas que estão espalhadas por todo o castelo da Princesa. São 120 estrelas no total, e apenas 70 são necessárias para chegar ao final do jogo. Porém, terminando o jogo com todas as 120 estrelas, o jogador tem um final surpresa.Em cada uma das 15 fases do jogo há sete estrelas, que podem ser obtidas: cumprindo algum objetivo da fase, ou coletando as 8 moedas vermelhas da fase ou ainda acumulando 100 pontos em moedas (sendo que: amarela = 1 ponto; vermelha = 2 pontos; azul= 5 pontos). Há também no castelo diversas fases secretas, que somam mais 15 estrelas às 105 das fases normais.
Para ter acesso a uma fase, o jogador deve explorar todos os cantos do castelo, procurando por quadros na parede ou buracos estratégicos, que dão acesso àquelas. Cada uma das fases é um mundo em particular, com seu cenário próprio e vilões/inimigos característicos, além de amigos que ajudarão Mario quando necessário.
Movimentos
Mario pode desenvolver uma variedade imensa de movimentos, tais como: andar, correr, saltar, bater, abaixar, rastejar e nadar. A combinação dos botões faz Mario se movimentar de diversas maneiras.O salto, principal característica do Mario nos primeiros jogos da série, recebeu uma atenção especial dos programadores. Ele pode executar vários saltos diferentes: Salto comum, Salto duplo, Salto triplo, Salto reverso, Salto mortal, Salto em distância, Ground pound (esmagar o chão) e Wall kick (pular em uma parede e usá-la como impulso para pular novamente, subindo mais alto).
Mario possui seis formas de ataque: Soco, Sequência de socos, Pontapé (no ar), Rasteira, Deslizar e Voadora.
Outra característica do jogo é que Mario tem a habilidade de carregar ou se utilizar de objetos à sua disposição (blocos) para resolver os quebra-cabeças e chegar às estrelas, seja para alcançar plataformas altas ou simplesmente atingir um inimigo.
Há quatro tipos de blocos suspensos no ar, nos quais Mario pode bater com a cabeça (como nos antigos jogos), cada um dando uma habilidade diferente ao Mario. Estas habilidades são temporárias, e disponíveis apenas quando se está usando um dos Caps.
- O Bloco Amarelo não fornece nenhuma habilidade, mas sim itens valiosos como: moedas, cascos Koopa e, às vezes, até estrelas;
- O Bloco Vermelho fornece o Wing Cap. Com ele Mario pode voar (planar). Para acioná-lo, basta fazer um salto triplo ou atirar-se de um canhão;
- O Bloco Verde fornece o Metal Cap. Ele dá um corpo metálico ao Mario, o que faz com que ele fique invencível, destruindo os inimigos nos quais toca, e também o permite caminhar debaixo d'água;
- O Bloco Azul faz surgir o Vanish Cap. Ele torna Mario transparente e o torna imune a golpes de inimigos e também possa atravessar determinadas grades e paredes.
Super Mario 64 DS
Super Mario 64 DS é um jogo da Nintendo para seu game portátil, o DS. É um remake do jogo Super Mario 64 que revolucionou o seu gênero quando foi lançado para a plataforma Nintendo 64.
Flashback e Surpresa
Logo no início muitas mudanças são perceptíveis. Mario não chega sozinho para comer o bolo no castelo da princesa Peach: ele está acompanhado de Luigi e Wario. E o jogador não começa controlando nenhum deles, mas Yoshi, que está dormindo sobre o castelo. Desta vez, a porta de entrada está trancada, e o jogador precisa encontrar uma chave e neste momento o jogo oferece um breve tutorial da função de mapa que é exibido na tela inferior do DS.Mas as diferenças vão mais longe. O game ganhou algumas fases pequenas e inéditas, 30 estrelas novas e algumas mudanças em sua estrutura. Cada um dos personagens conta com habilidades diferentes, exigindo o uso dos quatro para conseguir todas as estrelas. Mesmo quem conhecia o original de cabeça vai ter alguns momentos com surpresas.
64 X DS
"Super Mario 64 DS" oferece três opções diferentes de controle, em contraste com o analógico do 64, mas elas compartilham muito em comum. Primeiro, a função de correr foi mapeada para um dos botões, imitando um controle mais tradicional dos jogos 2D de Mario. Usar o direcional para esquerda e direita faz o personagem andar para o lado, mas com uma rotação mais pronunciada. Finalmente, a tela sensível ao toque do aparelho pode ser usada como um direcional analógico virtual, que é melhor aproveitada usando o "thumb wrist" (aquela luvinha de dedo) que acompanha o portátil, ou a caneta acoplada ao game.A mistura dessas mudanças acaba atrapalhando os jogadores no começo, mas com um pouco de treino acaba recuperando quase toda a jogabilidade do original.
Visualmente, o game traz gráficos melhores em alguns aspectos e piores em outros, os personagens e objetos são mais bem desenhados(mais polígonos), mas em alguns pisos e paredes pode-se notar uns quadriculados na textura(compressão) diferente do Super Mario 64, apesar de ser difícil perceber isso sem uma comparação direta. Ajuda, é claro, o fato da tela do Nintendo DS ser bem menor do que a de uma TV convencional. Apesar de não se equiparar aos visuais dos jogos 3D atuais para consoles, "Mario 64 DS" tem uma estética sólida e funcional. A configuração do castelo está diferente. A parte exterior recebeu mais coisas, e o interior ficou mais bonito, além de algumas criaturas terem sido mudadas.
Outra coisa notada é os coelhos que podem ser encontrados em vários locais do castelo, além do Basement. Existem 8 estrelas em cada mundo 7 padrões, e mais 1, como sempre 100 moedas.
Minigames
Escondidos pelo castelo estão diversos coelhos que guardam chaves para um gaveteiro de minigames. Cada um desses muitos passatempos usa a tela sensível do DS de uma maneira diferente. Além disso, "Super Mario 64 DS" oferece uma modalidade multiplayer para quatro pessoas, colocando jogadores à caça de estrelas. A opção só exige um cartão do game e é vagamente divertida, mas um dos aspectos mais fáceis de ignorar do pacote."Super Mario 64 DS" é mais do que um remake, mas provavelmente menos do que os fãs poderiam desejar de um novo jogo do herói bigodudo. Quem nunca jogou o original e não tem medo de aprender esse novo método de controle não deve deixar esse clássico passar em branco. Mas apesar das dificuldades, ele é um dos jogos obrigatórios para quem quer uma introdução e apresentação ao DS.
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