A apresentação de Airton ainda não tem data marcada. O departamento de futebol do Flamengo aguarda documentos do Benfica-POR para mostrar o reforço, anunciado no fim da semana passada. Campeão brasileiro pelo clube em 2009, o volante estará de volta ao Ninho do Urubu nos próximos dias, mas é assunto em várias entrevistas.
O técnico Vanderlei Luxemburgo, por exemplo, disse que estuda as possibilidades para encaixar o jogador na equipe. Segundo ele, Airton vai deixar o setor defensivo mais compacto. O volante terá condições de estrear a partir do próximo dia 20, data da abertura da janela de transferências.
Ele retorna em um momento em que a sobrecarga aos volantes tem sido discutida. Ao longo da semana, alguns jogadores e Luxemburgo analisaram a postura tática da equipe. A escalação de três meias (Bottinelli, Thiago Neves e Ronaldinho) foi apontada como principal causa para a exposição do setor defensivo. Nas quatro primeiras rodadas do Brasileirão, o Flamengo sofreu cinco gols. Com exceção da goleada por 4 a 0 sobre o Avaí, na estreia, o time começou perdendo nos empates com Bahia (3 a 3), Corinthians e Atlético-PR (ambos por 1 a 1).
- Eles foram perfeitos na análise deles, mas os jogadores também disseram que os da frente estão ajudando, dando carrinho. O problema é que não têm características de marcação. Às vezes, você escala jogadores que pegam mais. Se você faz a opção por colocar um time mais leve, alguém tem de correr mais. Neste caso sobrecarrega Willians e Renato. Mas os jogadores estão tentando. A avaliação deles procede, mas tem de ser como equipe. Não foi por isso que saiu o gol contra o Bahia (que empatou a partida no fim) e não foi por isso que saiu o gol de falta do Atlético-PR - comentou o treinador.
Contratado por empréstimo de um ano, Airton chega para ser titular. A convite do GLOBOESPORTE.COM, André Rocha, do blog Olho Tático, apontou uma das possibilidades que Luxa passa a ter para armar o time com mais um volante. Neste caso, Bottinelli deixaria a equipe. Além disso, foi levada em conta a intenção do clube de contratar um zagueiro (Alex Silva, ex-São Paulo, é a opção número 1) e um atacante (André, ex-Santos, negocia).
- Em um cenário ideal – com a entrada de Airton e reforços para zaga e ataque, Vanderlei Luxemburgo pode armar o Flamengo numa espécie de 4-3-2-1, o esquema tático apelidado de “Árvore de Natal”. O trio de volantes com Airton, Willians e Renato deixa a retaguarda menos exposta e libera os laterais Léo Moura e Junior Cesar para o apoio. Na frente, Thiago Neves e Ronaldinho atuam abertos, mas com liberdade de movimentação em torno do atacante mais centralizado, que também precisa se mexer para dar profundidade às ações ofensivas e confundir a marcação. Um time mais sólido atrás e menos previsível na frente.
Créditos:Junior
Globoesporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário