SAINT SEIYA: SOUL OF GOLD S01E03 CAVALEIRO DE OURO CONTRA CAVALEIRO DE OURO
Não tem jeito: desde que Aioria e Shaka se enfrentaram na sala do Mestre do Santuário, todo mundo pira quando há uma luta entre dois Cavaleiros de Ouro. Os conflitos entre dourados são diversos em várias sagas e, via de regra, figuram entre os pontos altos do anime - quem não se esquece daquela luta sensacional entre Shaka, Saga, Shura e Camus na saga de Hades? Por isso, já esperava com bons olhos (e uma certa apreensão) o conflito alardeado pelo terceiro episódio de Soul of Gold.
Mas o episódio foi muito além da anunciada luta entre Camus de Aquário e Milo de Escorpião, que começa já nos primeiros minutos. O capítulo, facilmente o melhor do anime até agora, vai muito além do combate entre os dois e consegue desenvolver praticamente todos os personagens que aparecem na tela - algo que eu não via há muito tempo em Cavaleiros do Zodíaco.
Vamos falar, primeiro, dos personagens titulares do episódio: Camus e Milo. A luta entre eles parecia completamente fora de contexto, afinal, a amizade entre os dois é bem estabelecida ao longo de episódios passados. Mas a treta se explica razoavelmente bem e traça uma interessante conexão entre o cavaleiro de Aquário, que domina técnicas de gelo, e Asgard.
O aquariano é amigo de Surtr, o Guerreiro Deus com poderes de fogo apresentado neste capítulo, e luta ao lado de Asgard para pagar uma dívida. Também fiquei muito satisfeito ao ver, finalmente, que os novos Guerreiros Deuses têm conexão com os antigos: no capítulo, também somos apresentados a Sigmund, o irmão mais novo de Siegfried de Dubhe.
A segunda frente do episódio acontece em uma cidade que prosperou após o surgimento da árvore Yggdrasil, com uma cultura e comércio abundantes numa terra que, antes, era inóspita e coberta de gelo. Descobrimos que lá moram Máscara da Morte de Câncer e Afrodite de Peixes, que não estão nem um pouco interessados em guerrear contra os asgardianos.
O cavaleiro de Câncer é, de longe, o ponto alto do episódio. Os produtores de Soul of Gold já haviam adiantado para ficarmos de olho no personagem, terrívelmente mal explorado por Masami Kurumada na série clássica. E o canceriano não decepciona, tirando sarro de todo mundo o tempo todo, inclusive quando bate de frente com Aioria, em uma das melhores cenas do episódio. Para coroar, ele ainda solta uma frase antológica nos últimos minutos do episódio, ao notar que dois Cavaleiros de Ouro estão brigando (de novo).
O ponto baixo, mais uma vez, está nas lutas, todas sem graça. A baixa qualidade da animação se reflete principalmente na luta entre Milo e Camus, que tinha tudo para ser linda por conta dos poderes de ambos os dourados, mas ficou parecendo um combate genérico, que se limitou a copiar enquadramentos manjados, como na corridinha clássica do cavaleiro de Escorpião e nas mãos unidas ao alto do cavaleiro de Aquário, e entregou uma disputa de golpes pífia entre a Execução Aurora e a Agulha Escarlate. A única animação de golpes boa vem em um redemoinho no fim, pouco tempo antes da inesperada aparição de mais um dourado, que fechou o capítulo com um excelente gancho.
Pela primeira vez, terminei um episódio de Soul of Gold com vontade de assistir o próximo. O terceiro capítulo deu uma levantada na trama e adicionou uma inesperada complexidade ao conflito entre os Cavaleiros de Ouro e os Guerreiros Deuses. Finalmente, o anime provou que é muito mais do que um comercial de bonecos, com um enredo digno de atenção.
Você pode ver todos os episódios de Soul of Gold gratuitamente, com legendas em português, no serviço de streaming Daisuki.
Fontes: Omelete
Créditos: Nero
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário